A Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi criada na gestão do reitor Jorge Nagle (1984-1989), docente da Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Araraquara (FCLAr). No processo de conduzir a Universidade durante o retorno do país à democracia, Nagle consolidou a Assessoria de Comunicação, nomeada à época como Assessoria de Comunicação e Cultura.
O primeiro produto da Assessoria foi lançado em junho de 1985: o número zero de um jornal criado para ser o espaço de comunicação unindo os câmpus. A comunidade universitária foi convidada a sugerir um nome para o veículo e, em agosto de 1985, foi lançada a primeira edição do Jornal da Unesp pela Assessoria de Comunicação e Cultura, então coordenada pelo professor Samir Curi Meserani, um notório educador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Em janeiro de 1986, o professor Marco Aurélio Nogueira, também da FCLAr, assumiu a coordenação da Assessoria tendo como uma de suas missões estabelecer as bases da Editora Unesp. O primeiro livro da Editora foi publicado no mesmo ano, em coedição com a Editora Paz e Terra: Sartre no Brasil - A conferência de Araraquara. No ano seguinte, o docente foi indicado pelo reitor como diretor de publicações da recém-criada Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), que passou a abrigar a Editora.
A Assessoria de Comunicação e Imprensa, assim renomeada, foi formalizada com o detalhamento de suas atribuições na gestão do reitor Paulo Landim, em maio de 1989, três meses depois do decreto estadual que estabeleceu a autonomia da gestão financeira das três universidades estaduais paulistas: Unesp, Unicamp e USP. Em 1993, na fixação da nova estrutura administrativa da Reitoria sob a gestão do reitor Arthur Roquete de Macedo, a ACI deixou de integrar o Gabinete do Reitor e passou a ser uma instância administrativa independente.
Órgão submetido à Reitoria, à Secretaria Geral cabe planejar, orientar e coordenar as atividades dos Órgãos Colegiados Superiores da Universidade; fornecer subsídios à autoridade competente sobre a aplicação dos dispositivos estatutários e regimentais e supervisionar as atividades de registro acadêmico.
A Secretaria Geral consta da estrutura da Universidade desde o início de seu funcionamento. O Estatuto da Unesp, aprovado pelo Decreto nº 9.449/1977, definiu a estrutura da Universidade e a Resolução Unesp nº 2, de 14 de fevereiro de 1977, estabeleceu a estrutura administrativa da Reitoria, sendo composta pelo Gabinete do Reitor, Secretaria Geral, Assessoria Jurídica e Coordenadoria de Administração Geral. Naquele momento, a Secretaria Geral (SG) contava, em sua estrutura, com a Seção de Comunicações Administrativas, Divisão de Registros Acadêmicos, Serviço de Documentação e Divulgação e o Setor de Expediente da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa.
A estrutura atual da Secretaria Geral foi definida pela Resolução Unesp nº 47/2019, que fixou a estrutura administrativa da Reitoria. A SG compreende o Grupo Técnico de Apoio às Atividades dos Colegiados Centrais (GTAACC), Grupo Técnico de Documentação e Informação (GTID) e o Grupo Técnico de Registros Acadêmicos (GTRA).
A Unesp, criada em 1976, resultou da incorporação dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo, então unidades universitárias situadas em diferentes pontos do interior paulista. Abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais unidades haviam sido criadas, em sua maior parte, em fins dos anos 50 e inícios dos anos 60.